Quem somos

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS) é uma pessoa jurídica de direito privado voltada ao desenvolvimento de soluções em sustentabilidade: ambiental, econômico-financeira e jurídica ao longo de todo território nacional.

Nossas soluções em sustentabilidade ambiental proporcionam às organizações a adoção de filosofia, cultura e práticas que as tornem ambientalmente responsáveis. De fato, a atual realidade ambiental demonstra a necessidade pela adoção de uma nova postura frente ao meio ambiente, postura esta orientada pelo princípio do desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a sociedade espera e as leis e o mercado exigem uma postura ambientalmente responsável por parte das organizações. Assim, a adoção de práticas sustentáveis importa não somente a redução do risco legal com o cumprimento da legislação em vigor, mas também uma melhoria da imagem da empresa frente aos stakeholders e à sociedade em geral, bem como demonstra estar a organização inserida em uma nova visão de mercado, buscando não somente interesses próprios, mas também sociais gerais.

Por sua vez, sustentabilidade econômico-financeira é essencial a toda organização que pretenda se manter econômica e financeiramente de forma saudável no mercado, minimizando os riscos da instauração de crises e até mesmo de falência.

A economia e o mercado são organismos instáveis, havendo possíveis situações que alterem totalmente as melhores projeções a curto, médio e longo prazos. São compostos por inúmeros atores, cada qual com suas peculiaridades, interesses e métodos, fazendo de ambos verdadeiros terrenos afetos à existência do risco e ao próprio risco em si.

Nossos serviços buscam aliar a sustentabilidade tanto econômica quanto financeira da organização, questão essencial a seu sucesso a curto, médio e longo prazos no mercado, uma vez que por meio da redução do risco, há a maximização da garantia de uma sólida e segura atuação no mercado ao longo dos anos, afastando possíveis situações nefastas à organização.

Finalmente, no campo jurídico-legal apresentamos soluções objetivas visando a melhor gestão organizacional frente à legislação (em sentido amplo) nacional com vista à redução dos riscos civis, administrativos e penais do empreendimento ou atividade pelas ações que externaliza.

A viabilidade econômica de uma empresa pode ser seriamente afetada por sanções legais decorrentes de uma atuação sem vistas à legislação pertinente. Assim, uma atuação ética e dentro dos preceitos legais é exigida tanto pela sociedade quanto pelos órgãos regulamentadores e fiscalizadores.

Neste sentido, nossas soluções buscam garantir uma atuação dentro dos parâmetros éticos e legais necessários a toda organização, em observância ao que há de mais atual em matéria de compliance organizacional.

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

Nossa missão

Contribuir com o desenvolvimento sustentável e econômico de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, proporcionando soluções inteligentes em sustentabilidade ambiental, econômico-financeira e jurídica. Fornecer conhecimento, capacitação e atualização para pessoas e instituições, proporcionando não somente o desenvolvimento profissional de cada indivíduo, mas também da instituição onde atue e do meio social como um todo.

Nossa visão

Consolidar-se como centro de excelência e estímulo ao desenvolvimento econômico-ambiental em todos os âmbitos sociais, tornando-se referência nacional quanto aos serviços prestados e ações desenvolvidas. Tornar-se referência nacional em formação profissional em temas relacionados a nossa atuação, fornecendo sempre o melhor conteúdo a nosso público.

Nossos valores

Respeito às pessoas: São as pessoas a razão da existência de qualquer entidade, e devem ser respeitadas integralmente de forma digna e igualitária.

Respeito ao meio ambiente: São os recursos ambientais a garantia não somente da qualidade de vida, mas também da própria vida da atual geração e das demais que ainda estão por vir.

Respeito à legislação e à boa fé: É essencial a toda entidade a ação em conformidade com o ordenamento jurídico pátrio e norteada pelo princípio da boa fé.

Qualidade: Soluções e ações sustentáveis sim, mas com alta qualidade.

Satisfação e clareza: Buscar a máxima satisfação das pessoas, agindo sempre com total transparência e clareza em todos os atos.

Responsabilidade social: Compromisso com a sociedade, buscando contribuir por meio de projetos e ações em meio à sociedade para um mundo melhor, mais justo e sustentável.

Objetivos específicos

Atender/Antecipar-se às demandas sociais e de mercado.

Obter satisfação junto ao público.

Aprimorar constantemente os processos internos afim de evoluir sempre.

Empregar os melhores recursos tecnológicos disponíveis.

Promover a transparência e o compartilhamento de conhecimento e informações.

Desenvolver e implementar ações democráticas de desenvolvimento social.

Estimular e constituir parcerias de relevância.

Assegurar a sustentabilidade financeira da entidade.