Palestras

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade contribuí com a difusão, discussão e evolução do conhecimento, dentre outras formas, por meio da realização de palestras e da participação em eventos e congressos sobre temas em sustentabilidade, meio ambiente e direito ambiental.

Os palestrantes são criteriosamente selecionados visando fornecer conteúdo relevante a nossos clientes, sempre proporcionando-lhes resultados tanto positivos quanto construtivos.

Nossas palestras são dotadas de conteúdos relevantes, personalizáveis (adaptáveis à realidade e às características de cada empresa) e focados em geração de resultados, mudanças e aprendizado de conteúdo prático.

Inúmeros são os ambientes em que levamos conhecimento: Universidades, empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, fundações, comunidades, sindicatos, etc.

Todos temas apresentados em nossas palestras são direcionados a um objetivo maior, como, por exemplo: Desenvolvimento profissional, filosofia empresarial, comportamento, liderança, inovação e resultados.

Alguns dos temas abordados

Sustentabilidade
Sustentabilidade se tornou um elemento essencial à atuação empresarial, uma vez que não há mais que se falar em responsabilidade social e ambiental como uma faculdade, mas sim como ações essenciais à satisfação de expectativas legais, econômicas e sociais da atualidade e também fator estratégico ao sucesso da organização, empreendimento ou atividade.

Meio ambiente
A questão da realidade ambiental enfrentada atualmente pela população mundial tem despertado inúmeras discussões acerca da forma que as economias mundiais, nacionais, regionais, locais e empresariais, devam se pautar. A forma de relação exploração ambiental pelas empresas cada dia se torna mais estratégica e essencial ao sucesso e perpetuação no mercado.

Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável apresenta uma nova forma do pensamento econômico, um novo viés, levando-se em consideração não somente a atualidade, mas também o futuro. Um tema abrangente e em amplo crescimento nos âmbitos público e privado, tornando-se cada dia mais presente nos meios empresarial e econômico.

Direito ambiental
Palestras sobre todos os aspectos do ramo jurídico que atua na regulamentação da ação humana frente ao meio ambiente. Temas atuais, questões de interesse, análises críticas e apresentação de conhecimento construtivo e orientador em direito ambiental, legislação e jurisprudência.

Globalização
As economias mundiais estão se tornando cada dia mais integradas e globais. A análise crítica e informativa sobre os possíveis cenários a curto, médio e longo prazos, tendo como objetivo apresentar riscos e oportunidades é essencial a quem busque presença prolongada no mercado.

Responsabilidade ambiental
Com o crescente aumento dos instrumentos normativos de tutela ambiental, a responsabilização empresarial frente ao meio ambiente também se intensificou. Assim, conhecimento preventivo e conscientizador confere às empresas um passo adiante na redução de riscos legais e na prevenção de danos a sua imagem frente a seu público.

Compliance e anticorrupção
A atuação de empresas e demais organizações junto á sociedade deve sempre ser pautada pela ética e observância dos preceitos legais a elas atinentes. A Lei nº 12.846 inaugurou uma nova forma de relacionamento entre o setor privado e órgãos públicos. Seguindo tendências mundiais, a norma atribuí responsabilidade a quem pratique ato lesivo junto à administração pública, bem como pune condutas de corruptores.

Recuperação judicial e falência
Empresas economicamente insustentáveis, dentre outras razões, tendem a ser vitimadas por crises, as quais podem levá-las à necessidade de restruturação, acordos com credores ou até mesmo à inviabilidade de prosseguimento de suas atividades. A recuperação judicial é a forma pela qual empresas recorrem ao acompanhamento judicial visando a superação de uma crise instaurada. Já a falência ocorre quando determinada empresa em crise tem sua atuação inviabilizada, devendo, através de procedimento próprio, ter seu patrimônio liquidado para satisfação de seus credores. 

Risco e responsabilidade legal
A atuação de empresas e organizações no mercado e no meio social deve ser pautada pelos limites e regulamentações legais. Eventuais ações que extrapolem a lei ou que causem danos a terceiros ou à coletividade acarretam responsabilização civil, administrativa e até mesmo penal. Neste sentido, é muito importante o gerenciamento de ações visando a redução do risco de eventuais prejuízos provenientes de responsabilização legal.

Desenvolvimento econômico
Em situações econômicas turbulentas, as empresas devem promover conhecimento e reflexões sobre o cenário e não paralisar. É necessário discutir impactos e oportunidades que a realidades econômicas proporcionam.