Oportunidades para engenheiros florestais

A engenharia florestal estuda e promove a exploração sustentável de recursos florestais. Ele avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento sempre levando em consideração a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e do bioma. O mercado de trabalho e oportunidades para profissionais da área tem uma boa projeção a curto prazo.

O Brasil passou recentemente por uma grande crise econômica. Seus efeitos ainda podem ser sentidos ao longo de toda a sociedade. O período de recessão foi responsável pela abrupta redução no número de vagas de emprego, grande número de demissões, interrupção na produção de grandes fábricas, cancelamento de obras, fuga de investimentos para o exterior, corte de gastos, dentre muitos outras consequências.

Em 2017, os indicadores econômicos apresentaram boa recuperação. Em razão disso, os olhos dos investidores estrangeiros se voltaram novamente para o Brasil. Os investidores internos também voltaram a se motivar.

No mesmo sentido encontra-se a indústria madeireira. As expectativas para o setor são as melhores. A construção civil por exemplo, se configura como a principal oportunidade para a indústria madeireira. Isso porque, com a recuperação da economia, este setor tenderá a aquecer ainda mais, mas para isso, precisará de maior quantidade de derivados da madeira.

Até mesmo a política internacional poderá colaborar com o setor. As políticas de importação de madeira adotada pelos EUA é um bom exemplo. O país pretende adotar novas e rígidas taxas sobre a madeira serrada que é expedida para os EUA. Isso prejudicará parceiros comerciais como o Canadá, e poderá se tornar uma boa oportunidade para os brasileiros.

O engenheiro florestal, em meio a isso tudo, terá um aumento em suas oportunidades de trabalho. Produção vegetal, reflorestamento, fiscalização ambiental, gestão de recursos naturais e logística madeireira são um bom exemplo de áreas com um ótimo horizonte profissional.

Outro ponto que merece atenção é a prestação de consultoria. O engenheiro florestal prestador de serviços poderá atuar junto a empreendimentos, extensão rural e planejamento industrial. Merece destaque, finalmente, a atuação junto a processos estudos, licenciamento e recuperação ambientais. Com o aumento da atividade econômica, haverá também o aumento de situações que requeiram tais serviços, seja em decorrência da criação de novas atividades ou empreendimentos, seja em consequência da ocorrência de danos ambientais.

Profissionais da área que estejam atualizados para lidar com os desafios que surjam no campo profissional terão vantagens competitivas no mercado. A busca por formação técnica, atualização ou especialização nos referidos segmentos é importantíssima para a correta preparação para esta nova realidade do mercado.

Se você deseja ampliar seus conhecimentos, desenvolver-se profissionalmente preparando-se para oportunidades do mercado, indicamos alguns cursos totalmente online abaixo:

Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais – Acessar.

Perícia Ambiental – Acessar.

Auditoria Ambiental – Acessar.

Segurança do Trabalho – Acessar.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!