Oportunidades para engenharia ambiental

Engenharia ambiental é a área da engenharia voltada desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente para o projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.

O cenário econômico brasileiro passa por constante transformação. Nos dias atuais vivenciamentos um momento de guinada, onde, após passar por uma profunda crise, o país lentamente retoma níveis de crescimento e desenvolvimento.

Os efeitos da crise econômica ainda podem ser sentidos ao longo de toda a sociedade. O período de recessão foi responsável pela abrupta redução no número de vagas de emprego, grande número de demissões, interrupção na produção de grandes fábricas, cancelamento de obras, fuga de investimentos para o exterior, corte de gastos, dentre muitos outras consequências.

A recuperação econômica brasileira já pode ser sentida. O crescimento do PIB em 2017 e as boas projeções para 2018 apresentam um promissor futuro a curto prazo para engenheiros ambientais. Haverá, naturalmente, o retorno das atividades econômicas a seus níveis normais, fazendo com que diversas áreas necessitem de engenheiros ambientais.

Construção civil

Com o crescimento do setor, mais obras e empreendimentos serão idealizados e, consequentemente, serão necessários serviços como estudos ambientais, licenciamento ambiental, projetos de engenharia ambiental, análises sanitárias, laudos técnicos, dentre outros.

Agronegócio

O agronegócio sempre foi o principal motor da economia brasileira. Seu crescimento apresenta novas oportunidades tanto de emprego quanto de trabalho a diversos profissionais. O engenheiro ambiental terá um leque de oportunidades à sua frente, em especialidades como solo, água e ar.

Resíduos sólidos

O aumento produtivo na economia consequentemente gera um significativo aumento no volume de resíduos sólidos que devam receber o devido tratamento e a correta destinação. A demanda por engenheiros ambientais que atuem junto a este processo de gestão, descarte e reaproveitamento de resíduos sólidos aumentará.

Recuperação ambiental

No Brasil os danos ao meio ambiente ainda aumentam proporcionalmente ao crescimento econômico. Assim, com a retomada da economia, certamente impactos negativos ao meio ambiente ocorrerão e, consequentemente, terão de ser sanados e recuperados, entrando em cena o engenheiro ambiental. Projetos de recuperação do ar, água e solo apresentarão boas oportunidades.

Profissionais da área que estejam atualizados para lidar com os desafios que surjam no campo profissional terão vantagens competitivas no mercado. A busca por formação técnica, atualização ou especialização nos referidos segmentos é importantíssima para a correta preparação para esta nova realidade do mercado.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!