Oportunidades para biólogos

A biologia é voltada principalmente à análise dos impactos que a atividade humana tem sobre o meio ambiente e os recursos naturais, preparando profissionais que podem atuar em diversas áreas, de zoologia à biotecnologia.

O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, siga caminhos diversos, conforme seu interesse.

As oportunidades profissionais para biólogos, principalmente no que diz respeito a questões ligadas ao meio ambiente, deverão crescer a curto prazo, seguindo o ritmo de recuperação da economia brasileira no pós-crise.

Vale ressaltar a falta de taxonomistas (biólogos especializados em identificar e classificar novas formas de vida) no mercado. Já na área ambiental, o profissional tem um bom futuro quanto a oportunidades tanto de emprego quanto de trabalho e prestação de serviços.

Oportunidades para biólogos

Programas de sustentabilidade

As práticas sustentáveis em meio à sociedade, empresas e órgãos públicos crescem diariamente. O profissional da área de biologia terá boas oportunidades de trabalho quanto ao desenvolvimento de programas de sustentabilidade para os mais variados tipos de organizações. Um bom exemplo é o aumento da busca pela implementação da norma ISO 26000.

Estudos ambientais

Com a retomada do crescimento econômico, setores como o industrial, construção civil e agronegócio aumentarão seu ritmo e, consequentemente atividades e empreendimentos necessitarão da realização dos mais variados tipos de estudos ambientais, como EIA/RIMA, RAS, RAP, EIV, etc.

Perícia ambiental

A busca por profissionais que atuem em processos administrativos e judiciais ambientais analisando impactos negativo na fauna e flora sofrerá um aumento, visto que infelizmente, em nosso país, o crescimento econômico ainda é sinônimo de crescimento de lesões ambientais.

Licenças ambientais

O número de solicitações de licenças ambientais para instalação, operação ou ampliação de atividades ou empreendimentos crescerá. Assim, o biólogo poderá encontrar boas oportunidades nesta área, tanto no processo de licenciamento em si quanto nos estudos necessários à concessão da licença pretendida.

Recuperação ambiental: No Brasil os danos ao meio ambiente ainda aumentam proporcionalmente ao crescimento econômico. Assim, com a retomada da economia, certamente impactos negativos ao meio ambiente ocorrerão e, consequentemente, terão de ser sanados e recuperados. Projetos de recuperação da fauna e flora apresentarão boas oportunidades.

Se você deseja ampliar seus conhecimentos, desenvolver-se profissionalmente preparando-se para oportunidades do mercado, indicamos alguns cursos totalmente online abaixo:

Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos AmbientaisAcessar.

Perícia AmbientalAcessar.

Auditoria AmbientalAcessar.

Segurança do TrabalhoAcessar.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!