Sustentabilidade hoje e amanhã

O que se está fazendo de novo em Sustentabilidade

“A concepção de sustentabilidade está associada à qualidade do que é sustentável, que por sua vez está associado com a possibilidade de uma determinada atividade humana prosseguir por um tempo indeterminado, portanto [sic] sustentabilidade e sustentável estão vinculadas à possibilidade de continuidade das atividades humanas ao longo de um tempo que transcende gerações e gerações”.

Essa visão de José Henrique Porto Silveira (2017, p. 5) define bem o que cada um pode fazer em termos de atuação individual, coletiva e até organizacional acerca do ser sustentável e é, neste espírito, que recomendo os vídeos, disponibilizados no YouTube, sob a denominação de #Dia da Troca.

Nestes, o jovem e inquieto empreendedor de sucesso, Maucir Nascimento, fornece dicas de como substituir materiais que ficam, por anos, na natureza (inclusive informam o tempo de cada) por outros biodegradáveis de fácil acesso aos consumidores. Assim, desafiam esses à mudança de comportamento.

A série promete, pois, com ideias práticas e uma linguagem bem simples, convoca os seres humanos, que dividem esse planeta, a serem sustentáveis em suas ações e não apenas no discurso.

Cabe destacar ainda que há toda uma equipe para que os vídeos sejam postados, inclusive um professor de química que atesta a duração de cada produto na natureza. Dessa forma, nota-se a profissionalização e responsabilidade com a informação desse tipo de postagem.

O primeiro episódio (acesse o link) aborda o dia de trocar as tradicionais buchas de lavar pratos.  Veja como a ideia é simples, mas que pode contribuir muito com a nossa Terrinha. Vale a pena conferir.


Compartilhar:

Postado em Sustentabilidade Empresarial em Pauta.

Pós-doutora em Ciências da Comunicação (Nova de Lisboa); doutora e mestra em Letras (UFBA); bacharela em Relações Públicas (UNIFACS); professora adjunta (UNIFESSPA); pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa ComDes (CNPq); atua como consultora de Sustentabilidade, Comunicação, Discurso e Transparência Empresarial.