Mineração Urbana de Aterros Sanitários

Mineração urbana em aterros sanitários

Notícias rápidas | Em muitos países, a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) se tornou um processo autossuficiente, o que foi possível devido à percepção de que esse material apresenta um valor financeiro agregado e que sua disposição final pode causar sérios problemas ambientais.

A mineração de aterros (landfill mining) se refere à escavação e ao tratamento de resíduos de um aterro sanitário em atividade ou inativo, com diversas finalidades como, por exemplo, a reutilização de materiais recuperados

Ao separar os diferentes tipos de resíduos automaticamente, este sistema de fechamento de aterros e lixões, desenvolvido pela empresa europeia Waste Management Systems, garante o melhor aproveitamento dos materiais, reenterrando somente a parte orgânica para adubação e geração de metano e disponibilizando metais para reciclagem e RDF para aproveitamento posterior.

RDF (Refuse Derived Fuel), ou Combustível Derivado de Resíduos é uma mistura de materiais orgânicos industrializados, tais como papel, papelão, plásticos e madeira. Possui alto valor calorífico e pode ser usado para diferentes fins, como geração de energia, fabricação de cimento, etc.


Compartilhar:

Postado em Notícias rápidas e marcado como , , , , , , .

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

Ver artigos por Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O INBS publica conteúdo de relevância em temas de sua atuação, principalmente meio ambiente e sustentabilidade, tendo como objetivo instruir e proporcionar conhecimento de qualidade a seu público.