Energia solar será obrigatória na Califórnia em 2020

Alguns locais do planeta realmente estão à frente de nosso país em termos de proteção ambiental e implementação de soluções ambientalmente sustentáveis. Um bom exemplo que destacamos aqui é a energia solar no estado da Califórnia nos EUA.

A partir do ano de 2020 todas as residências construídas terão de possuir painéis solares para a produção de energia fotovoltaica. A decisão foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Padrões para Edifícios do estado norte-americano, que quer tornar as habitações californianas mais ambientalmente amigáveis. Todas as casas terão de ser abastecidas ao menos parcialmente por energia solar.

Isolamento térmico mais espesso, portas mais eficientes e sistemas de ventilação mais modernos também estão no pacote para diminuir o impacto ambiental das edificações. Algumas cidades californianas argumentaram contra a decisão, baseando-se nos altos custos para a instalação dos painéis de captação.

O governo se manteve irredutível, mas prepara um plano de empréstimo de painéis estatais e um projeto para que casas que produzem mais energia do que consomem possam vender o excedente para as outras.

A legislação californiana prevê que até 2030 o estado faça uso de pelo menos 50% de seu consumo a partir de energias provenientes de fontes não poluentes. A obrigatoriedade vai de encontro com esta premissa.

A Califórnia possuí altos índices de incidência solar, estando entre os estados com temperaturas mais quentes dos Estados Unidos, e já se encontra em posição de destaque quanto à obtenção de energia a partir de recursos fotovoltaicos.

Assim, o que podemos aprender com tal iniciativa é a conscientização e o crescimento do mercado de energia solar. Verdadeira tendência mundial, trata-se de um ramo que pode ser muito explorado em nosso território. Na verdade, o Brasil pode ser considerado uma nação com um dos maiores potenciais energéticos do mundo tanto em termos fotovoltaicos quanto em demais formas de energia limpa.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!

O INBS publica conteúdo de relevância em temas de sua atuação, principalmente meio ambiente e sustentabilidade, tendo como objetivo instruir e proporcionar conhecimento de qualidade a seu público.