E-book “Código Florestal para profissionais ambientais”

O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade lançou o e-book gratuito Código Florestal para profissionais ambientais”. Trata-se de uma importante publicação e de leitura objetiva e simples, que busca orientar profissionais que atuam junto ao meio ambiente e áreas correlatas a melhor compreenderem questões básicas e essenciais da lei em questão.

O Código Florestal Brasileiro – Lei nº 12.651 de 2012, também conhecido como Novo Código Florestal Brasileiro ou Lei de Proteção da Vegetação Nativa, é uma lei ordinária responsável por introduzir uma nova abordagem quanto à proteção da vegetação nativa brasileira, revogando a até então vigente Lei 4.771 de 1965, Código Florestal à época.

Embora muito do conteúdo da lei revogada tenha permanecido no atual Código, inúmeras novidades surgiram, seja alterando características do que já era previsto, seja instituindo novos institutos.

As discussões no Congresso Nacional antecedentes à sua vigência foram marcadas por posicionamentos antagônicos e conflitantes entre os ruralistas e os ambientalistas, estes últimos responsáveis por duras críticas ao texto aprovado sob argumento de que se tratava de verdadeiro retrocesso na preservação ambiental.

Independentemente do posicionamento a favor ou contra a atual lei, é fato que todos profissionais ambientais, principalmente aqueles atuantes no meio florestal e/ou vegetal, devem conhecer e estar familiarizado com a norma, pois no desempenho de suas tarefas profissionais, certamente se depararão com situações em que tal conhecimento será necessário.

Neste e-book apresentaremos uma visão geral sobre o Código Florestal Brasileiro, com destaque para questões que consideramos essenciais a todo profissional ambiental. Obviamente não citaremos todos os artigos, incisos, etc. O objetivo é apresentar uma coletânea das principais questões. Certamente, o conteúdo apresentado será de grande valor.

Aproveite e acesse o e-book. Clique aqui.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!