3 formas de obter recursos financeiros para minha empresa

Obter recursos para dar início a um projeto ou alavancar aquele já existente é sempre uma questão essencial ao sucesso de um empreendimento. Na verdade, dada a realidade brasileira, com o baixo incentivo (se comparado a outros países) ao empreendedorismo, muitas soluções e vários empreendimentos que seriam promissores no mercado nunca são lançados ou encerram suas atividades por problemas financeiros.

Muitos profissionais da área ambiental possuem projetos com soluções interessantíssimas sem, contudo, possuírem os recursos financeiros necessários para sua disponibilização no mercado ou ainda para fazer sua organização dar um passo adiante em termos de desenvolvimento.

Recebemos diversos e-mails todos os meses solicitando orientações sobre a obtenção e a captação de recursos financeiros para projetos, empresas e organizações não governamentais junto tanto à iniciativa privada quanto ao Poder Público.

A busca por tais recursos financeiros requer um bom plano de captação que analise as principais características do negócio ou ideia, do empreendedor e os riscos atrelados. Assim, as chances de receber um aporte financeiro aumentam significativamente.

Assim, apresentamos abaixo algumas formas de se obter recursos financeiros para seu projeto, empresa ou organização.

Caso esteja buscando recursos financeiros para sua ideia, negócio, organização ou empresa, entre em contato conosco que o auxiliaremos a trilhar este caminho.

Linhas de créditos em instituições tradicionais

Diversas instituições financeiras possuem linhas de crédito para projetos ambientais e sustentáveis. São instituições públicas e privadas. Buscando incentivar o desenvolvimento sustentável, as condições muitas vezes são bastante atraentes e variam de acordo com as características do projeto e das garantias do solicitante.
Instituições como o BNDS, Banco do Brasil, BDMG e Banco do Nordeste, dentre outras, possuem programas de incentivo e financiamento de atividades que colaborem e produzam soluções ligadas ao desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. O BNDS, por exemplo, apoia projetos de saneamento, gestão de resíduos, eficiência energética e conservação de biomas.

Recursos financeiros junto a investidores e empresas de investimentos

Há um amplo campo de investimentos no mercado atual. Na verdade, são tanto pessoas físicas quanto empresas especializadas em investimentos que analisam o projeto e/ou empresa e decidem sobre a viabilidade da injeção de montantes financeiros.

Tais investidores buscam sempre uma contrapartida, seja o pagamento do valor em determinado prazo acrescido de um percentual, seja a aquisição de um percentual da empresa. É muito importante que você saiba a quem e como recorrer, o quanto precisa e conheça muito bem seu projeto ou empresa.
Existem diversos tipos de investidores divididos em diversas características como o perfil de investimento, os valores que investem, os benefícios que oferecem e até mesmo em quais ramos injetam o dinheiro.

Programas de subvenção

Estes programas, geralmente oferecidos por instituições públicas, fazem aporte de recursos sem a necessidade de retorno. São oferecidos por instituições e agências governamentais de apoio ao desenvolvimento econômico e pesquisas como universidades ou entidades como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que buscam apoiar o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Em troca, as instituições costumam ter uma participação na propriedade intelectual. É necessário atender a um edital de convocação e preencher certos requisitos. A concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo. O objetivo dos programas, por exemplo, é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do País.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!