BoasAtitudes Aplicativo

“Boas Atitudes”, startup de descarte correto e logística reversa

A startup “Boas Atitudes” é uma iniciativa/empresa baseada na internet que fornece serviços gratuitos através de seu aplicativo focados no descarte correto de resíduos sólidos, conectando o consumidor final ao produtor, fechando, assim, o ciclo da logística reversa tão falada nos dias atuais e prevista, por exemplo, na Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Segundo a própria empresa, em seu site, “O Boas Atitudes & Sustentabilidade é uma Startup que visa oferecer soluções direcionadas a gestão e a educação ambiental, atendemos em todo Brasil. Surgimos pela demanda da sociedade e pelo desenvolvimento sustentável, acreditamos na ética e na transparência que precisam existir entre as relações empresariais, sociais e ambientais, sendo assim, é fundamental ter como base a educação ambiental.”

O aplicativo é nacional e esta disponível para Android e IOS, tem uso da tecnologia de geolocalização e conecta consumidores com empresas / estabelecimentos que possuem práticas socioambiental. A plataforma possui uma vasta lista de resíduos, com itens de A a Z contemplando diversos nichos de mercado, tudo em um único aplicativo.

Apoiando uma melhor gestão para a logística reversa, disponibilizando aos interessados informações necessárias para um descarte adequado e ao consumo consciente, sugerindo dicas de produtos sustentáveis oferecendo inovação, eficiência e possibilidades de novos negócios. Em um mundo interconectado precisamos repensar no progresso, contribuir com que os resíduos de hoje, possam ser os recursos de amanhã!

A seguir, apresentamos uma breve entrevista com a fundadora e idealizadora do projeto, Roberta Pinheiro:

INBS: A ideia em colocar à disposição de pessoas, empresas e sociedade em geral, por meio do celular, opções de descarte correto e coleta de resíduos é muito boa, uma verdadeira ferramenta para o desenvolvimento de uma efetiva política de resíduos sólidos. De onde surgiu a ideia?

Roberta: Eu sempre fui muito questionadora e adoro resolver problemas. Mas não foi fácil encontrar uma solução que auxiliasse o problema dos resíduos.
Fiz diversos projetos mas nenhum deles era tão eficiente então, foi quando conclui que precisávamos de um Guia informativo, sobre pontos de coleta. E nada melhor que um aplicativo que levasse a nossa sociedade a essa informação. Onde descartar de forma adequada?

INBS: O engajamento com as causas da sustentabilidade e redução do impacto ambiental é crescente. Qual é a região ou Estado do país com maior adesão até o momento? Há esta informação?

Roberta: Todos os Estados tem aderido muito bem ao aplicativo, estamos com menos de seis meses de lançamento. O estado mais engajado por enquanto é SP mas o aplicativo quer chegar a todas as regiões Brasileiras, afinal os resíduos são gerados por toda parte.

INBS: Quais os benefícios para os participantes do projeto?

Roberta: O estabelecimento divulgado no aplicativo, terá um maior fluxo de clientes naquele local. O aplicativo informa o horário de atendimento, todos os contatos necessários, inclusive site e o logo da empresa além do nosso marketing digital.

INBS: Como funciona o aplicativo? Qualquer empresa pode participar? Quais os requisitos?

Roberta: Toda empresa / estabelecimento comercial aberto ao público e que tenha incentivo Pós Consumo, poderá fazer parte do app. Então pode ser uma padaria que possui um coletor de pilha, um supermercado que aceite óleo de cozinha, um magazine que receba lixo eletrônico, um consultório dentário que receba escovas de dente, brechó que aceitem roupas, um cafeteria que coleta lacres de latinha para contribuir com uma ONG entre diversas outras atividades.

INBS: Qual a realidade vivida atualmente no que diz respeito ao descarte correto de resíduos sólidos no Brasil? A prática é recorrente? Satisfatória? Há muito a ser feito?

Roberta: O Brasil recicla apenas 3% enquanto outros países reciclam 9% mais ou menos. Temos uma das melhores legislações a respeito porém claro, que falta politicas publicas, mais engajamento das empresas, porém pouco adiantará tudo isso, se nossa sociedade não estiver bem informada sobre esses locais.

INBS: De 0 a 10, como você avaliaria a atual situação dos resíduos sólidos no país, do ponto de vista da sustentabilidade?

Roberta: Não consigo mensurar por que ainda existe, muitas regiões com lixões a céu aberto e outras que nem tem coleta seletiva.
Mas se tiver que falar de algo bem generalizado, eu mencionaria uma nota 04. Porém tenho certeza que esse número poderá crescer bastante, principalmente devido a este momento em que estamos vivendo (covid 19), as pessoas devem se tornar mais conscientes, comprometidas e responsáveis.

Para conhecer ou obter mais informações sobre a startup, baixar o aplicativo ou entrar em contato, utilize os meios abaixo:

Site: https://www.boasatitudes.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/boas_atitudes/
E-mail: contato@boasatitudes.com.br


Compartilhar:

Postado em Notícias.

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

Ver artigos por Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O INBS publica conteúdo de relevância em temas de sua atuação, principalmente meio ambiente e sustentabilidade, tendo como objetivo instruir e proporcionar conhecimento de qualidade a seu público.