Algas e a produção de oxigênio

As algas são o pulmão do mundo

Notícias rápidas | As algas marinhas produzem oxigênio em excesso, o qual é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. Nesse processo, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados são do Instituto Brasileiro de Florestas.

As principais responsáveis pela produção de tanto oxigênio no planeta atualmente são as diatomáceas. Pertencente ao filo Bacillariophyta, são microrganismos eucariontes unicelulares ou coloniais, estão presentes nos mais diversos ambientes (úmidos e aquáticos), suspensos na coluna de água ou aderidos a diversos substratos e através da fotossíntese assim como feito pelas árvores, produzem oxigênio.

E se há vida na terra hoje é graças às algas azuis que a mais de 3,5 bilhões de anos lançaram oxigênio na atmosfera primitiva da Terra. As algas são desde a Terra primitiva os pulmões do planeta o que permitiu o surgimento de todas as espécies atuais, e sem elas o planeta que conhecemos não existiria.

As mudanças climáticas são uma realidade triste do mundo atual. Infelizmente, variações de temperatura afetam diretamente os seres vivos, como é o caso das algas. Mudanças na temperatura afetam o ciclo de vida desses organismos, comprometendo sua proliferação e até mesmo levando algumas espécies à extinção, o que pode alterar a produção de oxigênio no planeta.

Além das mudanças climáticas, o desmatamento é outro grave problema que afeta os organismos fotossintetizantes. Grandes áreas de florestas são devastadas anualmente em todo o mundo, destruindo habitat, diminuindo a biodiversidade e aumentando a concentração de gás carbônico como resultado da decomposição.


Compartilhar:

Postado em Notícias rápidas e marcado como , , .

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

Ver artigos por Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O INBS publica conteúdo de relevância em temas de sua atuação, principalmente meio ambiente e sustentabilidade, tendo como objetivo instruir e proporcionar conhecimento de qualidade a seu público.