7 dicas de sustentabilidade para empresas

Sustentabilidade é um tema de grande importância nos dias atuais. No âmbito empresarial não é diferente. Diariamente pequenas, médias e grandes empresas voltam-se às práticas sustentáveis, dando um passo a mais no compromisso com o meio ambiente e atendendo às novas exigências de mercado.

Uma empresa que busque a sustentabilidade deve começar por práticas simples que ajudem a melhorar a relação da organização com o meio ambiente, seja direta ou indireta. Neste sentido, apresentamos aqui algumas ideias simples que podem ser adotadas por todos os tipos de empresas. Vamos lá?

Evite o uso de copos descartáveis

Copos, e qualquer outro tipo de material descartável, são sinônimos de acúmulo de lixo e resíduos. Empresas que se preocupam com o meio ambiente implementam políticas e práticas que proporcionem a seus colaboradores e demais pessoas que passem por seu ambiente interno, o uso de recipientes próprios para consumo de líquidos. Assim, haverá uma menor produção de lixo.

Invista e priorize a reciclagem

Se puder, busque investir na reciclagem de produtos e resíduos gerados dentro da empresa. É interessante também priorizar a aquisição e utilização de produtos que tenham origem ambientalmente responsável, principalmente reciclados.

Utilize equipamentos eletrônicos energeticamente eficientes

Ar-condicionado, geladeira, impressora, computadores, entre outros equipamentos, podem ajudá-lo a economizar energia e suprimentos e também a tornar a sua empresa ainda mais sustentável. Neste sentido, opte por aparelhos mais novos e que estejam dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia.

Incentive a educação ambiental e sustentável

Incentive o aprendizado e a difusão de ideias sobre preservação ambiental e sustentabilidade entre os colaboradores. Promova cursos, treinamentos e workshops sobre sustentabilidade, levando a filosofia para o seio da organização. O impacto será positivo, não somente dentro da empresa, mas em meio à sociedade como um todo.

Siga as leis e normas ambientais

Esteja certo que sua empresa segue corretamente as normas ambientais gerais e as específicas que regem a atividade que desempenha. Além de evitar possíveis prejuízos financeiros decorrentes de multas e condenações, você evitará também que a imagem da organização seja arranhada junto a seus clientes e à sociedade em geral.

Utilize fontes de energias renováveis

Um exemplo que cresce diariamente é a energia solar. Considere a possibilidade de utilizar em seus processos produtivos, nos escritórios, ou como melhor for, energia solar. Trata-se de uma realidade crescente em nosso país e uma energia renovável. Caso ache interessante, pesquise também outras fontes de energias renováveis que possam ser interessantes para seu negócio.

Atue no meio social

Desenvolva projetos de proteção ambiental, recuperação de áreas poluídas ou até mesmo de conscientização junto à população. Além de contribuir para o desenvolvimento do ideal entre as pessoas, você também aproxima seu negócio da sociedade, gerando um elo de confiança e proximidade com seus clientes.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!