5 dicas de como tornar seu negócio mais sustentável

Desde 2013 a sustentabilidade vem ganhando espaço e relevância para pequenos e médios negócios. Entre os principais benefícios os empresários citam: redução de custos, valorização da empresa diante a sociedade e o poder publico e aumento de contrato com grandes empresas entre outros. Com esse contexto preparamos 5 dicas para tornar seu negócio mais sustentável .

1. Planejamento Estratégico
Procure saber quais aspectos da sustentabilidade são mais importantes para o seu segmento. Por exemplo: em locais gastronômicos o ambiente de atendimento tem impacto direto nas vendas. Então promova melhorias nos espaços físicos como instalação de janelas amplas para a entrada de iluminação natural, cores aconchegante e utilize lâmpadas mais eficientes que ajudam na economia de energia.
Outra dica é revisar sempre a sua produção. Veja se é possível executar seu produto com a mesma qualidade mas utilizando menos material e analise onde é possível reduzir desperdícios.

2. Gestão Ambiental
Trabalhe para reduzir e eliminar todos os tipos de poluição causada por sua empresa. Exemplo: poluição visual como excessos de cartazes e propagandas. Poluição sonora: Musica alta, ruídos de equipamentos. Aumento de lixo para o meio ambiente. Economize papel nas impressões dando preferencia aos meios digitais.

3. Uso eficiente da água
Fique atento a vazamentos e desperdícios diários. Verifique a possibilidade de instalar novas tecnologias como o arejador nas torneiras e como reaproveitar a água da chuva e das torneiras.
Procure utilizar produtos de limpeza biodegradáveis e antes de lavar o seu estabelecimento retire a sujeira grossa com a vassoura. Ao invés de utilizar mangueiras de preferencia a lavadoras de alta pressão.
Uma dica boa também é fazer campanhas entre os colaboradores para economizar água.

4. Gerenciamento de resíduos
Analise o seu método de fabricação ou prestação de serviço para analisar formas de reduzir a produção de lixo.
Resíduos recicláveis podem ser encaminhados a cooperativas de catadores e os orgânicos para compostagem.
Resíduos como metais e óleo de cozinha podem ser vendidos e gerar renda.

5. Uso eficiente de energia
Prefira sempre a iluminação natural. De preferencia a cores claras pois elas refletem a luz. Instale equipamentos que economizem energia, selo Procel A. E utilize os aparelhos de forma correta. Limpe os filtros do ar condicionado já que a sujeira impede a livre circulação do ar. Tenha cuidado com fios mal instalados pois causam fuga de energia e incêndio.

Troque lampadas comum por led e desligue o computador quando não usar mais.

São pequenos atitudes que podem começar a fazer uma mudança grande.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!

Especialista em Arquitetura Sustentável pela PUCPR, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UTP, CEO do escritório de arquitetura Aria41 e consultora em projetos sustentáveis, integrante do CivicWise e professora na Escola de Sustentabilidade.