4 áreas em alta na Gestão Ambiental em 2019

Os profissionais que atuam como gestores ambientais possuem uma ampla gama de áreas para atuação.

Como em todo ramo, algumas destas áreas se apresentam menos interessantes do ponto de vista de oportunidades e remuneração, enquanto outras são mais atraentes. Conheça aqui algumas oportunidades em gestão ambiental para 2019.

Uma boa notícia foi a recente aprovação da regulamentação da profissão pela Comissão de Constituição e Justiça, o que representa um passo a mais no reconhecimento legal da profissão.

Pela proposta, esse profissional é o responsável por atividades como elaboração de políticas ambientais, pareceres e projetos ambientais ou de desenvolvimento sustentável; avaliação de impactos ambientais; e licenciamento ambiental.

O gestor ambiental também será responsável por educação ambiental, gestão de resíduos, assessoria ambiental, recuperação de áreas degradadas, planos de manejo e avaliação ambiental, entre outros.

Da mesma forma, o cenário de oportunidades passará por bons momentos em 2019 em determinadas áreas, de acordo com os movimentos econômicos e sociais ao longo do novo ano. Assim, algumas áreas estarão aquecidas e apresentarão boas oportunidades de trabalho e emprego.

1. Recuperação de áreas degradadas

A má utilização dos recursos ambientais afeta todos os ciclos da natureza, além de diminuir a biodiversidade e aumentar o custo operacional no longo prazo.

Para termos ideia do problema, em locais de área desmatada, por exemplo, o tratamento da água pode ser até 100 vezes mais caro!

Por essa razão, é tão urgente recuperar as áreas degradadas. Atuando nessa tarefa, o gestor ambiental realiza pesquisa de campo para investigar a extensão dos danos.

A partir dos dados coletados, ele elabora uma série de relatórios sobre a situação dessas áreas para planejar as melhores ações de recuperação.

Esse planejamento pode envolver um cronograma de ações a ser implementado sob sua supervisão.

2. Certificação ambiental

Uma das formas de assegurar que determinada empresa cumpre com os parâmetros de preservação ambiental é por meio das certificações de órgãos competentes.

Nesse caso, o gestor deverá conhecer todos os processos de licenciamento e de legislação ambiental, tanto brasileiros quanto internacionais.

Ele será o responsável por controlar e atualizar as licenças exigidas por lei, seguindo as normas estabelecidas pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

Para adequar os procedimentos operacionais, o gestor ambiental pode promover treinamentos com a equipe de trabalho, além de fiscalizar o cumprimento de todas as normativas.

3. Extração de recursos naturais

Como consultor de indústrias mineradoras e petroleiras, o gestor ambiental também está autorizado a acompanhar os processos de exploração dos recursos naturais.

Sua presença e supervisão visam assegurar que as técnicas e materiais utilizados sejam os mais adequados para gerar o mínimo impacto possível ao meio ambiente.

Para tanto, ele realiza análises cruzadas sobre as áreas de exploração e planeja a extração desses recursos. Além disso, em seu planejamento já devem constar planos de manejo e de recuperação ambiental, buscando reverter os possíveis danos provocados pela ação humana.

4. Gestão de resíduos sólidos

A gestão de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos, que tem por objetivo maior, atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta gestão diminui os impactos dos resíduos, propiciando níveis crescentes de qualidade de vida, saúde pública e bem-estar social, além de gerar uma redução das despesas de recuperação das áreas degradadas, da água e do ar poluídos, com melhor aplicação dos recursos econômicos.

Aplicado às indústrias e às fábricas, reduz os custos de produção, possibilitando a recuperação de matérias-primas aproveitáveis na fabricação de seus produtos ou comercializáveis para terceiros.
Conheça nosso curso totalmente online que indicamos para esta área.

Esperamos que este breve artigo tenha elucidado e contribuído com informações capazes de orientá-lo(a) em um caminho rumo a seu sucesso profissional. Estamos à disposição. Conte conosco.


Gostou? Compartilhe agora mesmo!

O INBS publica conteúdo de relevância em temas de sua atuação, principalmente meio ambiente e sustentabilidade, tendo como objetivo instruir e proporcionar conhecimento de qualidade a seu público.