Plantio de Sementes de Palmeira Juçara

28 toneladas de sementes serão plantadas em São Paulo

Notícias rápidas | A Fundação Florestal vai comprar 28 toneladas de sementes da palmeira-juçara. O montante será lançado em uma área extensa da Mata Atlântica para reverter o risco de extinção da espécie em São Paulo.

As sementes serão adquiridas de pequenos fornecedores localizados na região do Vale do Ribeira e no entorno da Serra do Mar. Podem se cadastrar associações, cooperativas ou pessoas físicas com origem em grupos de agricultores familiares assentados, quilombolas e demais comunidades tradicionais. O valor a ser pago será de R$ 7,52 por quilo de sementes.

A ação faz parte do Programa Palmeira-Juçara nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo que, além da questão ambiental, oferece alternativa de trabalho sustentável às comunidades tradicionais de São Paulo. E integra ainda o programa Vale do Futuro – coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional – que visa fomentar o desenvolvimento da região do Ribeira.

O Programa Juçara é uma iniciativa da Fundação Florestal em parceira com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Instituto Florestal, Instituto Botânico, Ibama, universidades, prefeituras, entidades da sociedade civil, pequenos agricultores e comunidades tradicionais.

Trata-se de política pública construída de forma colaborativa e participativa. Além da questão ambiental, o programa procura apoiar as comunidades tradicionais por meio do estímulo à criação de meios de produção que lhes permitam uma existência digna e a preservação de seus modos de vida.


Compartilhar:

Postado em Notícias rápidas e marcado como , , , .

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

Ver artigos por Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O INBS publica conteúdo de relevância em temas de sua atuação, principalmente meio ambiente e sustentabilidade, tendo como objetivo instruir e proporcionar conhecimento de qualidade a seu público.