ISO 26000 - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - INBS

10 questões sobre ISO 26000

Publicidade INBS: Conheça nossos cursos online.

Pub. INBS: Conheça nossos cursos online.

A ISO 26000 é uma norma não vinculativa, ou seja, de implementação não obrigatória, indicada a todo tipo de organização, com foco nas empresas, que desejem implementar programas de sustentabilidade. Foi elaborada e apresentada pela International Organization for Standardization – ISO, ou Organização Internacional para Padronização em tradução para o português.

Visando esclarecer alguns pontos acerca da norma, apresentamos abaixo 10 observações essenciais a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre o tema. Vamos lá?

1. O que é a ISO 26000?

Trata-se de uma norma internacional de responsabilidade social elaborada a partir de ampla discussão entre profissionais do mundo todo, a qual apresenta importantes considerações e caminhos para elaboração, implementação e execução de programas de sustentabilidade dentro das empresas e organizações diversas.

2. Qual a importância da ISO 26000?

A norma tem grande importância, uma vez que traz observações sobre como integrar diversas práticas de excelência em um corpo coerente, capaz de influenciar de forma eficaz as práticas organizacionais, além de respeitar as ações já consagradas e a autoridade das instituições legítimas e representativas.

3. Quais os principais temas abordados?

A norma aborda diferentes temas e assuntos relacionados a responsabilidade social das empresas em sete pilares. São eles:
Direitos humanos.
Práticas do trabalho.
Meio ambiente.
Práticas leais de operação.
Questões de consumo.
Envolvimento comunitário e desenvolvimento.
Governança organizacional.

4. Como implementar a ISO 26000?

A norma em si não apresenta um método ou cronograma de implementação. Por se tratar de uma norma não vinculativa, ou seja, de observação facultativa pelas organizações, seu conteúdo serve como orientações a serem adicionadas a programas de gestão já existentes ou que venham a ser elaborados. Assim, para implementá-la faz-se necessário o desenvolvimento de um programa de responsabilidade social dentro da organização, objetivando, dentre outros temas, a sustentabilidade.

5. Como obter certificação ISO 26000?

Diferentemente de normas como a ISO 14001 ou a ISO 9001 que são certificáveis, a ISO 26000 não possuí um programa de certificação. Como já dito anteriormente, trata-se de uma norma orientativa, que apresenta recomendações.
A proposta de certificação não foi descartada, todavia por enquanto trata-se apenas de uma norma de aconselhamento sobre boas e sólidas práticas em responsabilidade social.

6. Quem pode aplicar?

Toda organização podem implementar a ISO 26000. Não somente o setor empresarial, mas também, associações, entidades representativas, organizações governamentais e não governamentais podem incorporar a responsabilidade social como princípio de gestão em todos os seus processos, de forma consistente e eficaz. Não há qualquer tipo de impedimento ou contraindicação.

7. Quais os benefícios da norma?

A implementação da ISO 26000 torna a organização íntegra e solidifica sua posição de responsabilidade frente a sociedade. A partir das práticas indicadas na norma, uma infinidade de benefícios podem brotar, como a economia de recursos financeiros com a redução de gastos referentes a responsabilizações por condutas social ou legalmente reprováveis, melhoria da relação empregado e empregador, reforço na imagem e no conceito da empresa perante a sociedade e stakeholders, dentre outros.

8. A ISO 26000 é compatível com outras normas ISO?

Sim. A norma é plenamente compatível e pode ser utilizada conjuntamente com normas como a ISO 140001 (sistemas de gestão ambiental).

9. A ISO em questão é destinada apenas a organizações de médio e grande portes?

Não. Não há um porte mínimo de empresas ou organizações para a implementação da ISO 26000. Da microempresa até a multinacional, todas, de todos os portes e espécies, podem aderir.

10. Onde obter ajuda para implementar?

Caso você, sua empresa ou organização necessitem implementar a ISO 26000 ou qualquer outro tipo de solução, informação ou ajuda sobre a norma, entre em contato conosco. Temos soluções completas para auxiliá-lo.

Conheça nossos cursos online com certificação válida em todo o Brasil, acesso vitalício e sem mensalidades. Invista em seu conhecimento, clique aqui e acesse.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
E-mail

Pesquisar

Consultoria

Impacto e transformação em empresas e organizações. Conheça nossas soluções.

Formação EAD

Capacitação focada no desenvolvimento de profissionais e organizações.

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos de interesse e oportunidades em seu e-mail.